A embaúba é uma planta medicinal, da espécie Cecropia, rica em alcaloides, flavonoides, taninos e glicosídeos cardiotônicos, o que garante propriedade diurética, vasodilatadora, anti-inflamatória e hipoglicemiante, sendo, por isso, popularmente utilizada para o tratamento da pressão alta, diabetes ou asma.
Trata-se de uma planta relativamente alta (cerca de 15 metros de altura). Muito usada para fins medicinais, suas propriedades são certamente muito ricas. Assim, fibras, vitaminas e minerais são encontrados em abundância na composição de suas frutas e sementes.
A parte normalmente utilizada da embaúba, que também é conhecida como árvore-da-preguiça ou imbaiba, são as folhas para o preparo do chá. Além disso, a fruta ou o fruto da embaúba podem ser consumidos pois são ricos em fibras, o que pode ajudar a combater a prisão de ventre.
Para que serve
A embaúba possui propriedades diurética, vasodilatadora, anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, hipoglicemiante, expectorante, sedativa e hipotensora, sendo normalmente indicada para:
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Taquicardia;
- Doenças cardíacas;
- Tosse;
- Asma;
- Bronquite;
- Dor de garganta;
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Feridas na pele;
- Disenteria;
- Albuminuria;
- Infecção renal;
- Distúrbios nervosos;
- Dor de dente,
- Dor de garganta,
- Resfriados.