Arquivo da categoria: Digestiva

Folha de louro

Benefícios da folha de louro

De origem mediterrânea, a Laurus nobilis lauraceae (nome científico da folha de louro) é usada há muitos anos para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias.

A folha de louro tem ótima ação digestiva. Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas.

A folha de louro possui diversos princípios ativos: cineol, linalol e eugenol.

O Cineol é considerado o óleo essencial do estudante, pelo fato do seu aromar estimular a concentração e a memória. Possui ação revigorante, reduz o cansaço físico, o esgotamento mental, o desânimo e a letargia. Alivia dor reumática, muscular e dor de cabeça.

O Linalol é um metabólito secundário, componente de óleos essenciais aromáticos de origem vegetal, usado na medicina popular para efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, hipotensores, vasorrelaxantes, antinociceptivos e atividade antimicrobiana.

O Eugenol é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a folha de louro é muito usada para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais.

Fonte de vitaminas e antioxidantes

A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes – que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina A.

Erva-de-jabuti

 

A planta conhecida como erva de jaboti, cujo nome científico é peperomia pellucida (L.) Kunth pertence à família das Piperaceae, e pode ser encontrada ainda pelos nomes de garrapatilha, peperomia, comida de jaboti, coraçãozinho, corazón de hombre, pansit-pansitan, tangon-tangon, ulasiman-bato, entre outros. A planta é usada para fins medicinais e alimentícios, pois, recentemente foi classificada como PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) , pois apresenta propriedades benéficas à saúde. Facilmente encontrada em jardins e quintais brasileiros, a planta é considerada espécie invasora e de pouca serventia.

Benefícios e propriedades

A planta possui alguns benefícios que estão relacionados às propriedades medicinais, que são sua ação como diurético, digestivo, anti-inflamatório, hipotensor e emoliente. Atua no tratamento de enfermidades do coração, inflamações do reto, constipações e resfriados, tosse, má digestão, inchaços, conjuntivites, abscesso dentário, furúnculos, pruridos, entre outros.

Todas as partes da planta são usadas na forma de cataplasma morno para tratar fadiga, reumatismo e abscessos, enquanto as folhas podem ser usadas para enxaqueca e convulsões. A infusão da planta ajuda a tratar dores reumáticas e o nervosismo, principalmente externamente, usado em banhos. O suco feito com as folhas ajuda no tratamento de cólicas e dores abdominais, e a planta pode ser consumida ainda na forma de salada, feita com as folhas frescas.

Toxicidade

Foi concluído, diante estudos toxicológicos, que a planta não é tóxica usando-se a dosagem máxima de 2 g por cada kg de peso corporal.

Precauções de uso

Não foram encontradas, nas literaturas consultadas, contraindicações e informações de precaução quanto ao uso medicinal da planta erva de jaboti. Recomenda-se, entretanto, que seja usada com orientação médica, principalmente por pacientes gestantes ou em fase de lactação, cardíacos, pacientes com doenças crônicas ou que façam uso de medicamentos regulares. Mesmo no consumo na forma de salada, por se tratar de uma folha com efeito de medicamento natural.

Laranjeira

Benefícios da folha de laranjeira

Com aroma delicado e sabor suave, o chá de folha de laranja é muito conhecido pelos seus poderes sedativos. Ainda nesse sentido, a folha também é conhecida como um calmante natural, pois ajuda a induzir o sono profundo e ainda auxilia no combate da ansiedade causada pelo estresse.

Além de todos os benefícios famosos da fruta, as folhas de laranja também oferecem propriedades incríveis. Elas são expectorantes, digestivas, bactericidas, sedativas leves, diuréticas, antiespasmódicas e também calmantes.

Assim como é comum à todas as frutas cítricas, o chá de folha de laranjeira também possui propriedades antigripais, que são potencializadas pelos ativos expectorantes contidos na planta. Graças a isso, a bebida é indicada no combate de resfriados e congestão nasal.

Estudos mostram que dietas ricas em vitamina C e fibras beneficiam a saúde digestiva e do coração e podem proteger contra certos tipos de câncer.

A casca de laranja também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.

Uma vez que as folhas de laranjeira são abundantes na natureza, o preparo do chá é muito fácil e barato. Você precisa apenas lembrar de higienizar bem as folhas antes de preparar a infusão, garantindo eficiência máxima.

Propriedades medicinais

  • Antiespasmódicas;
  • Relaxantes e calmantes;
  • Antigripais;
  • Expectorantes;
  • Digestivas;
  • Afrodisíacas;
  • Bactericidas;
  • Diuréticas;
  • Sedativas.

Vitamina e Mineral da Laranja: