Arquivo da categoria: Gripe

Folha de louro

Benefícios da folha de louro

De origem mediterrânea, a Laurus nobilis lauraceae (nome científico da folha de louro) é usada há muitos anos para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias.

A folha de louro tem ótima ação digestiva. Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas.

A folha de louro possui diversos princípios ativos: cineol, linalol e eugenol.

O Cineol é considerado o óleo essencial do estudante, pelo fato do seu aromar estimular a concentração e a memória. Possui ação revigorante, reduz o cansaço físico, o esgotamento mental, o desânimo e a letargia. Alivia dor reumática, muscular e dor de cabeça.

O Linalol é um metabólito secundário, componente de óleos essenciais aromáticos de origem vegetal, usado na medicina popular para efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, hipotensores, vasorrelaxantes, antinociceptivos e atividade antimicrobiana.

O Eugenol é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a folha de louro é muito usada para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais.

Fonte de vitaminas e antioxidantes

A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes – que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina A.

Laranjeira

Benefícios da folha de laranjeira

Com aroma delicado e sabor suave, o chá de folha de laranja é muito conhecido pelos seus poderes sedativos. Ainda nesse sentido, a folha também é conhecida como um calmante natural, pois ajuda a induzir o sono profundo e ainda auxilia no combate da ansiedade causada pelo estresse.

Além de todos os benefícios famosos da fruta, as folhas de laranja também oferecem propriedades incríveis. Elas são expectorantes, digestivas, bactericidas, sedativas leves, diuréticas, antiespasmódicas e também calmantes.

Assim como é comum à todas as frutas cítricas, o chá de folha de laranjeira também possui propriedades antigripais, que são potencializadas pelos ativos expectorantes contidos na planta. Graças a isso, a bebida é indicada no combate de resfriados e congestão nasal.

Estudos mostram que dietas ricas em vitamina C e fibras beneficiam a saúde digestiva e do coração e podem proteger contra certos tipos de câncer.

A casca de laranja também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.

Uma vez que as folhas de laranjeira são abundantes na natureza, o preparo do chá é muito fácil e barato. Você precisa apenas lembrar de higienizar bem as folhas antes de preparar a infusão, garantindo eficiência máxima.

Propriedades medicinais

  • Antiespasmódicas;
  • Relaxantes e calmantes;
  • Antigripais;
  • Expectorantes;
  • Digestivas;
  • Afrodisíacas;
  • Bactericidas;
  • Diuréticas;
  • Sedativas.

Vitamina e Mineral da Laranja:

Guaco

Para que serve e como usar

O Guaco, também conhecido por guaco-liso, cipó-caatinga ou erva de cobra, é uma planta medicinal que contém cumarina, flavonoides e taninos, compostos com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antioxidantes, além de possuir efeito broncodilatador e expectorante, ajudando no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Além disso, o guaco também pode ser usado como cataplasma para tratar picadas de cobra ou de outros animais peçonhentos, como escorpiões, lacraias e aranhas, inibindo os seus efeitos tóxicos.

O guaco possui um aroma suave e gosto amargo, e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras e farmácias de manipulação, e geralmente usado no preparo de chás, tintura xarope e cataplasma.

Para que serve

Por suas propriedades antipirética, antioxidantes, expectorantes e antiinflamatórias o guaco pode ser indicado para ajudar no tratamento de:

  • Bronquite;
  • Gripe;
  • Asma;
  • Tosse;
  • Rouquidão;
  • Garganta inflamada.

O guaco é geralmente usado para ajudar no tratamento de alergias e infecções na pele, picadas de insetos e problemas gastrointestinais. Além disso, o guaco possui propriedades analgésicas, ajudando no tratamento de reumatismos.

No entanto, o guaco é contra-indicado para algumas pessoas e pode causar alguns efeitos colaterais e, por isso, só deve ser consumido sob recomendação de um médico especializado no uso de plantas medicinais ou fitoterapeuta.

Possíveis efeitos colaterais

O uso prolongado ou em quantidades muito altas de guaco pode causar hemorragias, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. O guaco contém cumarina que pode causar um agravamento nos quadros de falta de ar e tosse em pessoas com alergia a este componente.

Quem não deve usar

O guaco não é indicado para pessoas com alergia a essa planta, para pessoas com câncer, tuberculose, diabetes e doenças no fígado. Essa planta não deve ser consumida por crianças menores de 1 ano, assim como deve ser evitada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, o guaco possui cumarina, um componente com ação anticoagulante, e por isso, não é recomendado para pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes.