Erva de Jabuti (Peperomia pellucida (L.) Kunth)

Erva-de-jabuti

 

A planta conhecida como erva de jaboti, cujo nome científico é peperomia pellucida (L.) Kunth pertence à família das Piperaceae, e pode ser encontrada ainda pelos nomes de garrapatilha, peperomia, comida de jaboti, coraçãozinho, corazón de hombre, pansit-pansitan, tangon-tangon, ulasiman-bato, entre outros. A planta é usada para fins medicinais e alimentícios, pois, recentemente foi classificada como PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) , pois apresenta propriedades benéficas à saúde. Facilmente encontrada em jardins e quintais brasileiros, a planta é considerada espécie invasora e de pouca serventia.

Benefícios e propriedades

A planta possui alguns benefícios que estão relacionados às propriedades medicinais, que são sua ação como diurético, digestivo, anti-inflamatório, hipotensor e emoliente. Atua no tratamento de enfermidades do coração, inflamações do reto, constipações e resfriados, tosse, má digestão, inchaços, conjuntivites, abscesso dentário, furúnculos, pruridos, entre outros.

Todas as partes da planta são usadas na forma de cataplasma morno para tratar fadiga, reumatismo e abscessos, enquanto as folhas podem ser usadas para enxaqueca e convulsões. A infusão da planta ajuda a tratar dores reumáticas e o nervosismo, principalmente externamente, usado em banhos. O suco feito com as folhas ajuda no tratamento de cólicas e dores abdominais, e a planta pode ser consumida ainda na forma de salada, feita com as folhas frescas.

Toxicidade

Foi concluído, diante estudos toxicológicos, que a planta não é tóxica usando-se a dosagem máxima de 2 g por cada kg de peso corporal.

Precauções de uso

Não foram encontradas, nas literaturas consultadas, contraindicações e informações de precaução quanto ao uso medicinal da planta erva de jaboti. Recomenda-se, entretanto, que seja usada com orientação médica, principalmente por pacientes gestantes ou em fase de lactação, cardíacos, pacientes com doenças crônicas ou que façam uso de medicamentos regulares. Mesmo no consumo na forma de salada, por se tratar de uma folha com efeito de medicamento natural.