Alho
Os benefícios do alho
O alho é uma iguaria milenar e já era utilizado pelos faraós egípcios por causa de suas propriedades medicinais.
Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão.
Quais as propriedades nutricionais do alho?
São diversos os nutrientes que fazem do alho um alimento benéfico para o organismo. Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.
O alho possui ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica. Por isso, é muito eficiente para prevenir e curar gripes e resfriados. É eficaz, até mesmo, para combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. A razão para isso é que o alho provoca o estímulo das funções respiratórias devido às propriedades expectorantes e antissépticas, que facilitam a respiração. Além disso, também combate a tosse e alivia sintomas da asma.
Estudos mostram que o consumo regular de alho faz com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade. Com isso, ajuda a reduzir a pressão arterial. O alho em pó ainda contribui para reduzir o colesterol ruim, responsável por entupir as artérias e causar doenças cardiovasculares.
Há contraindicações para o uso do alho?
O consumo de alho não é indicado para quem possui problemas gástricos graves. Já quem toma algum anticoagulante ou tem problemas gastrointestinais deve consumir o alimento com moderação. O mesmo vale para gestantes. Caso haja dúvidas, é sempre recomendado que se consulte o médico para que ele possa analisar melhor cada caso.