Categorias
Marketing Digital

Qual é a MELHOR Estratégia de Marketing Digital?

Esteja você apenas começando ou renovando sua estratégia de marketing digital, isso pode deixá-lo com a difícil tarefa de decidir onde concentrar seu tempo e, mais importante, seu orçamento. Existe uma estratégia de marketing “perfeita” e única que seja ideal para todos? A resposta, como você provavelmente pode imaginar, é não. Em vez disso, uma abordagem integrada que usa uma variedade de estratégias em vários pontos do ciclo de compra é a melhor decisão que você pode tomar. Mas isso não torna o processo de decisão muito mais fácil. Quando você está escolhendo o leque de estratégias de marketing digital disponíveis, pode ser difícil saber por onde começar.

Com 2024 chegando, vêm o orçamento e o planejamento de marketing. Esta é uma visão geral das estratégias de marketing digital mais eficazes e quando funcionam melhor.

Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)

Embora não exista uma estratégia de marketing digital definitiva, a otimização para mecanismos de pesquisa, mais conhecida como SEO, deve ser um requisito. SEO é o processo de usar palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio que o seu público-alvo ideal está procurando. Ele desempenha um papel importante em todas as fases do funil de compra, desde a pesquisa inicial até a tomada de decisão. Para enfatizar sua importância, em 2021, cerca de 89% dos usuários B2B usam a pesquisa durante suas pesquisas, e muito poucos de nós chegam à segunda página de resultados de pesquisa. Por quê? As pesquisas geralmente podem encontrar uma resposta ou solução para o problema que estão tentando resolver na primeira página. É por isso que tanto a classificação dos termos-chave quanto o destaque na multidão são essenciais. Não importa o leque de estratégias digitais que você está misturando, o SEO é um ingrediente chave!

Pay-Per-Click (PPC)

Infelizmente, o SEO pode não resolver todos os seus desafios de classificação de palavras-chave. É uma estratégia eficaz, mas obter classificações altas para cada termo exige muito tempo e esforço, incluindo redação de conteúdo sólido, pesquisa de palavras-chave, criação de links e um website sólido. O PPC, por outro lado, permite que você comece a classificação na primeira página com quase nenhum tempo de inatividade e menos requisitos do Google. Como o nome indica, sua empresa paga pelos cliques gerados em seu site. Embora isso possa não parecer ideal, considere o seguinte: se eu não estiver aparecendo lá, quem o fará? Apesar dos desafios de 2020, o total de dólares em publicidade B2B para pesquisas na verdade aumentou, indicando que o espaço de anúncio só se tornou mais competitivo.

PPC para pesquisa do Google é normalmente mais eficaz no final do funil e palavras-chave ‘pronto para comprar’ ou transacionais. Na verdade, o usuário que clica em um anúncio tem 50% mais probabilidade de fazer uma compra, pegar o telefone ou enviar uma RFQ do que um usuário que seleciona resultados orgânicos. Mesmo se você já estiver vendo um tráfego orgânico forte, o PPC pode ajudar a fechar quaisquer lacunas de palavras-chave que você esteja enfrentando, e várias aparições nos resultados de pesquisa darão a você uma vantagem competitiva.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está fortemente vinculado às práticas de SEO e deve ter como objetivo fornecer aos usuários informações que, no futuro, os guiarão durante o processo de compra. Ao fazer isso, você pode ganhar familiaridade e confiança com futuros clientes. Diferentes tipos de conteúdo que você pode criar para seus esforços de marketing incluem blogs, e-books, estudos de caso, infográficos e muito mais. As informações pretendem ser informativas e relacionais, e não transacionais.

Em 2021, 96% dos compradores B2B disseram que revisaram o conteúdo de um site e buscaram liderança e autoridade para ajudar a tomar suas decisões de compra. O marketing de conteúdo é mais eficaz no início do funil, atraindo clientes em potencial. Ele permite que sua marca e sua empresa se tornem relevantes para o consumidor enquanto buscam respostas para resolver um problema e ajuda a criar credibilidade. Você pode continuar a criar conteúdo ao longo da jornada do comprador, adaptando seu conteúdo às necessidades específicas dos usuários.

Marketing de mídia social

A mídia social é uma ótima maneira de ampliar seu público a um custo menor do que alguns de seus outros esforços de marketing. Muito parecido com um mecanismo de pesquisa, você pode criar postagens orgânicas para uma página de negócios, bem como anúncios patrocinados e conteúdo para alcançar além de seus seguidores atuais. A mídia social é uma ótima ferramenta quando se trata de remarketing, mostrando novos conteúdos / serviços / produtos para visitantes anteriores do site.

A mídia social é especialmente útil para fornecer todo o ótimo conteúdo que você está criando em seu site, e muitos profissionais de marketing digital B2B já estão bem cientes disso. Aproximadamente 96% dos profissionais de marketing B2B dizem que usam sua página corporativa no LinkedIn para distribuir conteúdo e 83% dizem que a usam para veicular anúncios, tornando-a a plataforma mais usada para distribuição de conteúdo (Sprout Social). Assim como o conteúdo em si, a mídia social é uma ferramenta fundamental para estabelecer confiança e criar um relacionamento com seus clientes atuais e futuros.

Email Marketing

O e-mail realmente resistiu ao teste do tempo e provavelmente continuará como o método preferido de comunicação entre os profissionais B2B. É uma ferramenta eficaz em todo o funil de compra, pois estabelece o reconhecimento da marca e permanece na memória dos clientes atuais, além de estimular a repetição de transações. O marketing por e-mail permite que você se lembre de tudo e, embora seu público ainda não esteja pronto para tomar uma decisão, eles se lembrarão de você quando você estiver pronto.

Como o social, é outro método excelente de distribuição de conteúdo para ajudar a fornecer informações, experiência aos clientes e estabelecer-se repetidamente como um especialista no assunto. É uma ferramenta especialmente útil para segmentar seu público com base no comportamento. Por exemplo, você pode criar listas de leads com base naqueles que se inscreveram para obter mais informações sobre seu produto ou serviço. Você também pode redirecionar os compradores anteriores para lembrá-los quando novas remessas de seus produtos favoritos chegarem, ou recomendações sobre o que eles também podem gostar.

Criando sua estratégia de marketing

Se o orçamento e o tempo não fossem problema, estaríamos todos matando o jogo do marketing digital! Infelizmente, para a maioria de nós, isso é quase impossível e cabe a nós decidir onde investir nosso tempo e dinheiro. Sabendo o que você sabe agora sobre cada canal, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para projetar a estratégia de marketing certa.

  1. Avalie o que está (ou não) funcionando. Isso pode ser feito observando seus dados do Google Analytics e revisando de onde seu tráfego atual está vindo. Revise as métricas comportamentais, como taxas de conversão e taxa de rejeição, para determinar quais canais estão funcionando melhor e onde pode ser necessário um pouco mais de atenção. Você está vendo muito tráfego no blog, mas poucas conversões? Então, talvez o seu primeiro passo seja aproveitar melhor esse conteúdo. Você está vendo resultados incríveis de táticas e técnicas específicas para suas campanhas de PPC? Talvez seja hora de expandir suas campanhas e testar essas técnicas em novas campanhas.
  2. Espie seus concorrentes. Isso não significa replicar o que estão fazendo. Em vez disso, preste atenção às táticas que eles estão usando, suas classificações, mensagens e canais de anúncios. Coloque-se no lugar do cliente e faça a pesquisa que ele faria se estivesse procurando o seu serviço. Você está vendo outras empresas em lugares onde não está? Ao avaliar as opções, quais parecem se apresentar como autoridades? Essas são áreas-chave para avaliar e determinar onde pode ser necessário aprimorar sua vantagem competitiva.
  3. Não coloque todos os ovos na mesma cesta, porque tudo pode acontecer. Um concorrente pode abrir um novo local em seu território ou pode haver uma pandemia global. É importante permanecer flexível e não preso a nenhuma tática. Certifique-se de ser ágil o suficiente para poder responder às mudanças do mercado, mesmo quando elas são inesperadas!

Esperamos que esta visão geral das estratégias de marketing digital mais eficazes forneça algumas ideias sobre sua estratégia de marketing digital para 2022. Lembre-se que cada um deles funciona melhor quando integrado a outra estratégia, e diversificar seus canais é a melhor estratégia de marketing digital!

Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere compartilhar esse post.

E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.