Como melhorar seu negócio na busca orgânica

Desde os primórdios da internet a segmentação da informação é o calcanhar de Aquiles. Além da informação pulverizada, a confiança em fontes seguras traduz essa questão.

Em meados da década de 90 surge a preocupação dos webmasters em classificar o conteúdo dos sites que estavam em desenvolvimento devido o surgimento de motores de busca que iniciavam a indexação das páginas de internet. A guisa de curiosidade o Google apareceu no final dessa década.

Atualmente as técnicas desta classificação do conteúdo de um site em motores de busca é uma pratica de mercado muito comum para que uma empresa seja facilmente encontrada através do Google, por exemplo. Estes conjuntos de técnicas chama-se: SEO (do inglês Search Engine Optimization) ou otimização nos motores de busca.

E Quais São Os Principais Motores de Busca?

Podemos classificar o Google, Yahoo e MSN (Bing) como os principais “motores de busca” da web.

Como Funciona?

O funcionamento deles é muito parecido. Eles classificam o site visitado sempre com 1 voto quando este é acessado a partir de um navegador. Assim, o site que obtiver mais acessos (o mais votado) aparece melhor classificado que o outro. Esta é uma explicação simplista do conceito. As regras são complexas e posso dizer que esta classificação vai desde a procura pelas palavras de relevância que classificam uma pagina até métricas mais complexas, como por exemplo, o tempo em que uma página demora para ser visualizada em seu navegador. Segundo informações que circulam são mais de 200 métricas para a classificação de um site.

O Que Fazer Para Se Posicionar Bem?

Exemplificando, imaginem que você é dono de uma pousada que oferece serviço de qualidade e gostaria de ser conhecido pela gastronomia em frutos do mar (lulas recheadas, polvo com arroz, pastel de camarão, mexilhão etc.) na cidade de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, o que fazer?

PASSO 1: Identificar as palavras relevantes do seu negócio. Ex.: frutos do mar, polvo com arroz, pastel de camarão, camarão empanado, angra dos reis, ilhas.

PASSO 2: Realizar a criação de conteúdo periodicamente que remeta a essas palavras-chaves relevantes para o seu negócio.

PASSO 3: Divulgar o conteúdo, logo após de escrito, em redes sociais, como por exemplo, Facebook em um fanpage.

PASSO 4: Continuar escrevendo sobre seu negócio e monitorar os acessos ao seu site, através do Google Analytics, identificando os acessos e os seus detalhes.

Apesar de parecer simples, essa estratégia ajuda muito como posicionar o seu produto/serviço na busca orgânica. É um trabalho muito interessante e gratificante que rende lucro e sustentação para os negócios

Por Quê é Importante a Busca Orgânica?

Qualificar o tráfego do seu site gera melhor qualidade nas vendas, permitindo a você fechar mais negócios. A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing.

Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere fazer uma doação PIX para nossa edição.

E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.