Usabilidade diz respeito aos aspectos de eficiência e eficácia no uso de aplicações. Eficiência seria o grau da capacidade de executar as funções ou operar a aplicação. Eficácia seria o efeito da operação. Ou seja, alem de conseguir operar, e’ importante que a operação traga algum resultado positivo ou um benefício.
Aspectos de inspeção da usabilidade
O grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa são medidos pelos itens: funcionalidade correta, eficiência de uso, facilidade de aprendizagem, facilidade de relembrar, tolerância a erro e satisfação subjetiva.
Métodos de Inspeção
- Avaliação Heurística
- Revisão de Guidelines
- Percurso Pluralístico
- Inspeções de Consistência
- Inspeções de Standards
- Percurso Cognitivo
7 Regras Básicas de Usabilidade na WEB
- Clareza na arquitetura da informação
- Facilidade de navegação
- Simplicidade
- A relevância do conteúdo
- Manter a consistência e o padrão
- Tempo suportável
- Foco nos usuários
Importante: a boa usabilidade tem importância ímpar na economia e qualidade de uma aplicação web. No design de produtos e de software tradicionais, usuários “pagam” antes e experimentam a usabilidade depois; já na web experimentam a usabilidade antes e “pagam” depois.Dica: a má usabilidade equivale a nenhum cliente. Mantenha conteúdo de alta qualidade, atualizações constantes, tempo de download mínimo, facilidades de uso.
Porque testar somente com 5 usuários?
Algumas pessoas pensam que usabilidade é um processo muito custoso e complexo. Não é verdade. Testes bem elaborados de usabilidade não necessitam mais do que 5 usuários executando pequenos testes orientados (ref: Nielsen Norman Group).
Após aplicar o teste para o primeiro usuário e captar as avaliações, os conhecimentos sobre os problemas de usabilidade da aplicação atingem cerca de um terço (1/3) do total.
Após o teste com o segundo usuário, você descobrirá que esta pessoa faz algumas coisas semelhantes ao primeiro usuário. Assim, o aprendizado de novos problemas diminui. Outros problemas surgirão, em menor número, pois o segundo usuário observa itens distintos na interface.
O terceiro usuário fará muitas coisas já observadas com o primeiro usuário e segundo usuário. O terceiro usuário gerará uma quantia pequena de dados novos.
Com a aplicação dos testes para novos usuários a curva de aprendizado de novos problemas de interface da aplicação reduz cada vez mais. Após o quinto usuário, você está desperdiçando seu tempo observando os mesmos problemas repetidamente e não aprendendo nada de novo. É hora de retornar a aplicação e refiná-la em alguns aspectos da arquitetura.
Referências:
http://www.useit.com/
http://usableweb.com/
http://www.webpagesthatsuck.com/suckframe.htm
Homepage – Usabilidade – Desconstruindo Websites – Jakob Nielsen
Projetando websites – Jakob Nielsen
Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere fazer uma doação PIX para nossa edição.
E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.