Melhorando a VISIBILIDADE do seu site da maneira certa

Muitas vezes, meus clientes que têm sites e blogs me perguntam como podem fazer para que mais pessoas vejam o que eles têm a oferecer e como podem aparecer melhor nos resultados de busca do Google. E eu sempre respondo: “Pense nos seus visitantes, no que eles estão procurando, pois é isso que os mecanismos de busca estão tentando entender”.

Mas o que isso realmente significa? Significa fornecer aos seus visitantes o que eles estão procurando. A relevância é a chave para direcionar o tráfego para o seu site ou blog.

Muitos se preocupam em como suas páginas serão classificadas, mas o Google diz que a classificação é determinada por mais de 200 critérios, todos voltados para satisfazer as pesquisas dos usuários. Então, é melhor investir seu tempo na qualidade do conteúdo e na facilidade de uso do seu site do que tentar “manipular” um algoritmo de busca.

Então, o que você deve fazer?

  • Crie conteúdo interessante e relevante. Os visitantes encontrarão suas páginas por meio de vários links, então certifique-se de que cada página seja atraente.
  • Entenda os hábitos de seus visitantes para aumentar a visibilidade e a fidelidade deles.
  • Acompanhe o tráfego do seu site usando o Google Analytics. Analise quais páginas são mais visitadas, quanto tempo os visitantes ficam, se eles retornam, etc.
  • Tenha links de qualidade para outros sites ou blogs do mesmo assunto.
  • Use links de texto de maneira adequada em seu site ou blog. Eles devem ser relevantes e descritivos.

E o que você não deve fazer?

  • Não encha suas páginas com listas de palavras-chave. Mantenha uma densidade de cerca de 2% a 3% das palavras totais em cada conteúdo, pois você está escrevendo para pessoas, não apenas para mecanismos de busca.
  • Não tente esconder texto das pessoas apenas para os mecanismos de busca. Isso pode prejudicar seu site ou blog.
  • Não crie páginas “apenas para rastreamento” com o objetivo de enganar os mecanismos de busca.
  • Evite usar imagens para mostrar informações importantes, pois os mecanismos de busca não podem “ler” imagens.
  • Não faça várias cópias da mesma página com URLs diferentes para tentar enganar os mecanismos de busca. Isso pode resultar em seu site sendo removido dos resultados de pesquisa.

Existem outros aspectos importantes para o bom posicionamento nos mecanismos de busca, mas os mencionados acima são acessíveis a todos.

Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere compartilha-la.

E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.