WordPress Em MANUTENÇÃO Sem Uso De Plugins

WordPress em manutenção

Há momentos em que é necessário realizar a manutenção do WordPress, não é verdade? Fazer alterações no tema enquanto os visitantes navegam no site pode ser inconveniente, especialmente se receberem uma mensagem de erro no navegador, interrompendo a experiência de navegação. Isso não é apenas ruim, mas também desagradável.

Problemas também podem surgir ao instalar um plugin que não é mais compatível com o tema ativo, podendo tirar o site ou blog do ar. Isso pode acontecer a qualquer momento, já que na internet o conceito de tempo e espaço difere, e considerando também as variáveis dos fusos horários, as pessoas acessam os sites quando lhes convém. Portanto, é sempre prudente colocar o WordPress em modo de manutenção. Mas como fazer isso? Existem duas abordagens: com ou sem plugins. Neste artigo, abordaremos a versão sem plugins, pois a instalação de plugins adicionais aumenta a carga do WordPress, tornando-o mais lento.

Você deve estar pensando que é difícil? Veja como abaixo.

Colocando o WordPress em manutenção sem plugins

No seu Painel de Administração do WordPress vá até Aparências -> Editor.

Uma vez clicado na opção na janela que aparecerá, procure na coluna a direita o arquivos functions.php.

Inserindo um pequeno código no arquivo functions.php do seu tema WordPress, já resolve essa necessidade, então, quando o seu site é acessado por um visitante receberá a mensagem que o WordPress em manutenção.

Vamos a ele:

function modo_manutencao() { 
 
if ( !current_user_can( 
'edit_themes'
 ) || !is_user_logged_in() ) { 
die(
'Site em Manutenção'
); } 
} 
add_action('get_header', 'modo_manutencao');

Isso já resolve o problema, na questão de informar ao visitante que o “site está em manutenção” e você poderá fazer a correção no site que se precisar.

Para tirar o site de manutenção retire o código e o site voltará a funcionar normalmente.

Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere em compartilhar em suas redes sociais.

E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.