O que são link permanente?
Link permanente é a URL fixa para páginas específicas de seu site ou blog, assim também como categorias, tags etc. É o que as outras pessoas usarão para referenciar um post do seu site ou realizar uma publicação no Twitter ou Facebook. Então, a URL de uma determinada página, deve ser sempre a mesma, um link permanente.
No WordPress, existem 5 estruturas de permalinks (link permanente) disponíveis e um campo para criar um outro customizado.
- Padrão: /%post_id%
- Dia e nome: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/
- Mês e nome: /%year%/%monthnum%/%postname%/
- Numérica: %/archives/%post_id%
- Nome do post: /%postname%/
Link permanente para estrutura e performance
Se você está começando agora com WordPress, então é melhor utilizar uma estrutura correta de link permanente. Pode até parecer um pouco complicado no início, já que existem várias opções e pode ser difícil identificar qual estrutura é a melhor no seu caso.
Abaixo vão algumas dicas para descomplicar este processo:
- Nunca use a estrutura padrão %postid%. Esta estrutura deixa a URL da sua página mais ou menos deste jeito: http://www.miltondesign.com.br/?p=2312. O WordPress encontrará sua página rapidamente, mas seu posicionamento em sites de busca fica comprometido.
- Evite iniciar sua estrutura com a categoria (%category%), tag (%tag%) ou autor (%author%). Esta estrutura utiliza mais recursos do servidor, e caso você sinta algum tipo de lentidão ao abrir os links, talvez seu servidor esteja sobrecarregado.
- Iniciar sua estrutura de links permanentes de forma numérica, como por exemplo o ano do post. Ex.: %year%/%postname%/
Uma estrutura bem feita pode melhorar o posicionamento do seu site, afinal a URL do site é algo que conta muito na hora de posicionar seu site no Google ou em outros mecanismos.
Concluindo
Talvez você tenha percebido que as estruturas de links permanentes /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/ e /%postname%/ são as duas mais utilizadas. Sites populares têm utilizado uma dessas estruturas, no entanto, há uma variação no tipo de conteúdo entre os que fazem uso da primeira estrutura e da segunda.
Utilizar uma estrutura com a data detalhada, como a primeira opção acima, é ideal para portais de conteúdo e sites de notícias, onde o fluxo de posts passa dos três diários. Já para sites corporativos ou blogs com um baixo índice de postagem, a segunda opção é a ideal. Ambas privilegiam o SEO de acordo com seu fluxo de conteúdo.
Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere fazer uma doação PIX para nossa edição.
E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.