Aberrações cromáticas fazem com que diferentes comprimentos de onda sejam focalizados em diferentes planos dentro do olho. A maioria das pessoas sente a cor vermelha mais próxima do que a cor azul.
À medida que as áreas coloridas diminuem de tamanho, sua aparência se altera em intensidade e croma. As interações de cor com campos de fundo tornam-se mais fortes, e cores diferentes podem parecer iguais, e vice-versa. Em fundo escuro, recomendam-se para texto, linhas e formas pequenas, cores claras; em fundo claro, cores escuras.
Na técnica de pintura chamada perpectiva aérea, os objetos distantes (como as montanhas) recebem tons azulados devido à absorção da cor amarela ou vermelha pela umidade atmosférica. Pode-se aplicar essa técnica às interfaces: um azul não-saturado cai muito bem como cor de fundo, pois realça os demais elementos da tela (Jackson, 1994).
O emprego simultâneo de cores de alto croma pode produzir ilusão de sombras e imagens. Convém, portanto, evitar contrastes fortes como: verde/vermelho, azul/amarelo, verde/azul, vermelho/azul.
Trecho extraído do livro: e-usabilidade – Simone Ferreira
Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere fazer uma doação PIX para nossa edição.
E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.