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Heurística de Usabilidade

Estes são os dez princípios gerais de  de interface do usuário. Eles são chamados de “heurística”, porque eles estão mais para a natureza de regras de ouro do   diretrizes de usabilidade específicas.

Visibilidade do status do sistema

O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, através de feedback apropriado em tempo razoável.

Correspondência entre o sistema e o mundo real

O sistema deve falar a linguagem dos usuários, com palavras, frases e conceitos familiares ao usuário, ao invés de termos orientados ao sistema. Siga convenções do mundo real, fazendo as informações aparecerem em uma ordem natural e lógica.

Controle do usuário e liberdade

Usuários freqüentemente escolhem funções do sistema por engano e vão precisar de uma “saída de emergência” claramente marcada para sair do estado indesejado sem ter que passar por um extenso diálogo. Necessário o apoio desfazer e refazer.

Consistência e padrões

Os usuários não precisam adivinhar que diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma.

Prevenção de erros

Ainda melhor do que boas mensagens de erro é um projeto cuidadoso que impede que um problema ocorra em primeiro lugar. Ou eliminar as condições passíveis de erros ou verificá-los e os usuários apresentam-se com uma opção de confirmação antes de se comprometerem com a ação.

Reconhecimento em vez de recolha

Minimizar a carga de memória do usuário através de ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que lembrar informações de uma parte do diálogo para outra. Instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis ??quando necessário.

Flexibilidade e eficiência de utilização

Aceleradores – invisíveis para o usuário novato – podem frequentemente acelerar a interação para o usuário experiente,  e o sistema pode atender a ambos os usuários,  inexperientes e experientes. Permita aos usuários personalizar ações freqüentes.

Estética e design minimalista

Os diálogos não devem conter informação irrelevante ou raramente necessária. Cada unidade extra de informação em um diálogo compete com as unidades relevantes de informação e diminui sua visibilidade relativa.

Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros

Mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem códigos), indicar com precisão o problema e construtivamente sugerir uma solução.

Ajuda e documentação

Mesmo que seja melhor se o sistema pode ser usado sem documentação, pode ser necessário para fornecer a ajuda e documentação. Qualquer informação deve ser de fácil pesquisa, com foco na tarefa do usuário (lista de passos concretos a serem realizados) e não ser muito grande.

Referências

  • Molich, R., e Nielsen, J. (1990). Melhorar um diálogo humano-computador, Communications of the ACM 33 , 3 (março), 338-348.
  • Nielsen, J., e Molich, R. (1990). Avaliação heurística de interfaces de usuário, Proc. ACM Conf CHI’90. (Seattle, WA, 1-5 de Abril), 249-256.
  • Nielsen, J. (1994a). Reforçar o poder explicativo de heurísticas de usabilidade. Proc. ACM Conf CHI’94. (Boston, MA, 24-28 abril), 152-158.
  • Nielsen, J. (1994b). Avaliação heurística. Na Nielsen, J., e Mack, RL (Eds.), Métodos de Usabilidade de Inspeção , John Wiley & Sons, New York, NY.

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