Categorias
Design

Gestalt: Os PRINCÍPIOS Aplicados No Design

Gestalt e sua teoria

A Gestalt e suas teorias sempre seguiram padrões reconhecíveis que vêm de cultura e tendências sociais para ser eficaz. Para funcionar bem para o design tem de se considerar não apenas o elemento único, mas como a totalidade é percebida. É assim que podemos definir a Teoria da Gestalt como uma questão de percepção do todo.

Elementos visuais são caracterizados em relação, forma, profunda que qualquer designer tem que saber e entender. Princípios da Gestalt pode ser útil para descobrir como funciona a visão e por que algumas formas ou elementos são melhor agrupadas ao olhar do que outros.

A Importância da Abordagem Psicologia no design

A psicologia é um aspecto importante do trabalho de design porque é tudo sobre a emoção e a percepção das pessoas. O designer tem que construir o seu produto moldado sobre as necessidades-alvo e a emoção para criar um sentimento, também com base em padrões sociais. A Gestalt pode realmente ajudar a focalizar a atenção e a organização de conteúdos de uma forma eficaz. Ela certamente pode ser considerado uma ferramenta essencialmente teórica. Os princípios não são apenas um esquema matemático a seguir, mas uma forma de organizar o conteúdo para transformar um objeto em algo familiar, organizando-os em pontos de vista não familiar. Isso permite o desenvolvimento da nova configuração do objeto já existente, estimulando a criatividade.

Como designer é realmente importante entender como as pessoas percebem um projeto visual e tirar vantagem dessas regras.

Qual é a Teoria da Gestalt

Os Princípios da Gestalt ou gestaltismo (em alemão: Gestalt – “essência ou a forma da forma completa de uma entidade”) da Escola de Berlim é uma teoria da mente e postulando que o princípio do funcionamento do cérebro é holístico, paralelo e analógico, com a auto-organização de tendências. O efeito Gestalt é a capacidade de geração de forma de nossos sentidos, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento visual das figuras e formas inteira em vez de apenas uma coleção de linhas simples e curvas. Em psicologia, gestaltismo é muitas vezes contrário ao estruturalismo e Wundt. A frase “O todo é maior do que a soma das partes” é muitas vezes usado para explicar os princípios da Gestalt.

Wertheimer, o fundador original da teoria, tem mostrado a melhor forma de entender como a percepção visual é de fundamental importância, considerando alguns modos de agrupamento. A organização visual destes elementos surge por uni-los em estruturas maiores.

Nós empregamos e dependemos desses princípios na maioria dos aspectos da nossa vida cotidiana. Ambos fisicamente e conceitualmente compõem nossa experiência. Como nós nos movemos em grupos, como nós combinamos a roupa e suas cores, como pensamos e percebemos um todo a partir de elementos, que poderia ser um cartaz, uma foto, um logotipo ou até mesmo um prato, é influenciada por princípios da Gestalt.

A relação entre os objetos nada mais é que uma percepção e esta é, acima de tudo, campo de ação do designer.

Percepção

Como perceber as pessoas é de fundamental importância para designers. Criação de um logotipo, um site ou qualquer produto ou outros gráficos, temos que levar em consideração o todo e não simplesmente a soma das partes porque é a totalidade complexa dos elementos em relação estreita entre eles, que cria o significado.

Detalhes são importantes, mas apenas na forma como eles contribuem para o geral. Um web design perfeito, sombras, textura, escolha da fonte devem contribuir para obter um design, mesmo que seus clientes provavelmente não estejam realmente vendo. Pessoas que não são treinados para a percepção de detalhes são influenciadas, principalmente, da primeira vista e até mesmo designers começam a ver os detalhes somente depois que seu cérebro recebeu a primeira mensagem.

Pessoas completam a organização visual de uma forma previsível. Designers exploraram o processo criativo para deixar a mensagem principal como a primeira impressão.

Pintores famosos do passado recente estavam cientes do papel da percepção e jogaram com ele, criando imagens únicas. Um grande exemplo disso é a pintura bem conhecida “Gala Contemplando o Mar Mediterrâneo” por Salvator Dalì. Dali pintou um retrato de sua esposa Gala, que de longe torna-se um retrato de Abraham Lincoln.

principios-da-gestalt-percepcao-miltondesign

As Seis Regras da Gestalt

Os Princípios da Gestalt são uma forma de organizar a percepção visual. Gestaltistas descobriram como os elementos diferentes podem reorganizar-se em um sistema de solidariedade, seguindo certas regras.

Aqui, seguindo a lista dos seis regras que eles encontraram:

Proximidade

A distância desempenha um papel-chave na determinação da percepção de elementos. Coisas que são próximas entre si são percebidos como mais relacionadas do que coisas que estão espalhadas distante. O conceito subjacente ao conceito de proximidade é o grupo .

Similaridade

Há uma tendência natural em colocar em relação elementos similares mais do que os diferentes. Eles podem ser, por exemplo, semelhante à cor, forma ou dimensão.

Percebendo semelhanças não só nos ajuda a assumir que elementos são relacionados um ao outro, implica também uma estrutura baseada em um padrão emergente. Esses tipos de objetos que compartilham algumas características criam coesão no projeto porque o nosso cérebro automaticamente busca por padrões.

Fechamento

Olhando para um arranjo complexo de elementos individuais, os seres humanos tendem a olhar primeiro para uma única forma obtida a partir de contornos reconhecíveis. Formas fechadas podem ser obtidas por linhas de mesma cor ou o contraste ou até mesmo a falta deles.

A Lei de fechamento ocorre quando um objeto é incompleto ou um espaço não está completamente fechado e o cérebro ativa alguns mecanismos para completar a figura, preenchendo as informações que faltam.

A figura abaixo é chamado de Cubo de Necker. Você pode ver um cubo branco delineado? Por uma questão de fato, o cubo não está lá, só temos oito círculos pretos com alguma área em falta. O cubo está implícito, porque a nossa mente complementa a relação destas linhas brancas formando um cubo.

 

Lei de Prägnanz Relacionamento de grupos de figuras

O cérebro humano tende a interpretar imagens ambíguas ou complexo como simples e completa. Em uma imagem os elementos que compõem são percebidos como valores único. Conhecimentos novos e preexistentes podem ser trocados e em ambos os caso, eles assumem um significado preciso.

O exemplo mais famoso de figura / fundo da imagem é a do vaso de Rubin .

O objeto rodeado é visto como figura. Formas estão substituindo e você pode perceber um vaso preto num fundo branco ou vice-versa, dois perfis em um fundo preto.

Esta ilusão de ótica é produzido pela tendência de percepção ambíguos entre duas ou mais interpretações alternativas.

 

Continuidade

Todos os elementos são percebidos como parte de um objeto coerente assim, por exemplo, se eles estão dispostos em uma linha que são considerados mais relacionados do que os elementos destacados. Na imagem a “linha” criado a partir do círculos de esquerda “continua”, vice-versa o outro é interrompido.

Princípios da Gestalt em Identidades Visual

Aqui exemplos de como essas regras e princípios têm afetado mais do que uma construção da identidade corporativa.

Proximidade

Como dissemos, o elemento que se aproximam são percebidos como uma forma.

Podemos ver, como exemplo abaixo, o logotipo Mystery Islands criado por Gert van Duinen.

De uma maneira fácil e brilhante o designer usou a lei de proximidade para criar uma forma de uma ilha e seu reflexo sobre o mar. Esta é a combinação perfeita entre a marca e a atividade do cliente. As linhas de criação da ilha são claramente reconhecíveis como linhas do equalizador.

Novamente no logotipo Foodmobile (Designer: ru_ferret ) encontramos um grupo de objetos únicos, representando alimentos (peixe, pão, legumes etc. são claramente reconhecíveis), que agrupados para criar uma forma de proximidade carro.

Similaridade

No logotipo de Capture, criado por Quadrika, a Lei de Semelhança é claramente aplicada. O Princípio da Gestalt de semelhança funciona bem ao projetar logos porque é baseado na repetição de forma, tamanho, cor, textura, valor ou orientação.

O logotipo é caracterizado por cores e semelhança de forma. A parte visual das ações do logotipo Capture, com a parte textual, cria uma espécie de visor que é o mesmo do C e letras E.

Prägnanz (figura-fundo)

Seguindo a lei de figura-fundo no logotipo Feathers & Fur, desenhado para uma loja de animais de Lumo. o observador pode reconhecer, claramente, um papagaio e o focinho de um cão para a marca

Simetria

O logotipo Hatimeria, de Midgar é um exemplo claro da lei da simetria. A software house aqui representado quer sublinhar a grande atenção que coloca na construção de parcerias duradouras com os clientes. Os símbolos do logotipo são duas mãos unidas. As duas mãos são simétricas para formar uma escada. A simetria cria uma redundância e previsibilidade da informação visual.

Outro bom exemplo pode ser o logotipo da Antarctic Voice do Projeto Austronaut onde os dois piques simétricos representam tanto um iceberg e um equalizador de voz.

Destino comum

No logotipo do Campeonato Melbourne 2010 Cycling os pontos são afetados por um destino comum. As linhas criadas pelas cores movem-se na mesma direção criando um dinamismo que deixa o observador perceber um destino comum de movimento.

Fechamento

A regra de fechamento é de uso muito comum na criação de logotipos para criar o projetos memoráveis.

Um logotipo extremamente famoso com base no fechamento é o Panda WWF.

O logotipo da IBM, também, composto por oito linhas contínuas, separadas por um espaço vazio, é baseado na lei de fechamento. As três letras não estão realmente lá. Nosso cérebro percebe, fechando a forma letras.

Combinações de leis

Às vezes, as Leis da Gestalt podem ser combinadas para obter efeitos ainda mais criativo.

Um da relação mais utilizada é a da Lei fechamento e uma figura/fundo.

Aqui, seguem alguns exemplos:

01. Martin Manutenção

Desenhado por Buddy Creative aqui um exemplo muito simples, mas eficaz, de figura/fundo regra em que a casa é percebida por fechar a base de figura.

02. Writers Guild of Food

Guild of Food Writers é uma associação que escreve sobre comida. Uma caneta estilo pena é o pano de fundo para uma colher em branco fechando a figura.

Projetado em 2005 por 300million

Conclusões

Design é com certeza o resultado da criatividade. Inspirando-se nas regras visuais que têm sido estudadas por especialistas e psicólogo podem ser útil para construir uma metodologia que vai além do talento e intuição, capaz de enfrentar os mais críticos.

Os princípios básicos do projeto são os mesmos daquelas regras que a Gestalt apresenta. Equilíbrio, proporção visual, domínio da cor, organização, elementos que compõem a receita para um projeto eficaz.

Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere fazer uma doação PIX para nossa edição.

E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

 

Sair da versão mobile