
O que são óleos essenciais e para que servem?
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia. Eles podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural, só é preciso ficar atento às propriedades de cada tipo de óleo essencial.
Os óleos essenciais reúnem uma série de benefícios para a saúde. Eles nos ajudam a equilibrar as emoções, a melhorar o funcionamento fisiológico e o equilíbrio energético do corpo. Existem muitas maneiras de aproveitar seus benefícios por meio da aromaterapia. Mas a melhor maneira de utilizá-los depende da finalidade. O essencial é permitir-se experimentar, pois não existe um único tratamento que funcione para 100% das pessoas.
Uso tópico
O uso tópico dos óleos essenciais consiste em aplicá-los sobre pele, cabelo, boca, dentes, genitálias, ouvidos e unhas. Mas como são extremamente concentrados e poderosos, é preciso diluí-los em bases neutras, como óleos vegetais de coco, amêndoas doces, avelã, jojoba, rosa mosqueta entre outros, pois o uso contínuo dos óleos essenciais não diluídos pode provocar sensibilização na pele.
Outro cuidado importante no uso tópico dos óleos essenciais é evitar a exposição ao sol após a aplicação imediata. Caso contrário, pode ocorrer queimaduras e manchas. Os óleos essenciais que podem causar este tipo de manchas são chamados de fototóxicos. Nessa categoria, os mais comuns são os óleos essenciais de laranja, limão, tangerina, bergamota e arruda. Entretanto, alguns fabricantes retiram as furanocumarinas (substâncias fototóxicas) dos óleos essenciais, o que permite que esses óleos fototóxicos possam ser utilizados no sol.